O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que há indícios de sabotagem na Linha 9-Esmeralda, que apresentou problemas pelo 2º dia consecutivo.
A declaração foi dada durante uma visita à Itatiba, no interior de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (4), após ser questionado sobre a situação da greve dos servidores públicos da CPTM e do Metrô.
"Nós tivemos violação dos alambrados, encontramos material que gerasse curto-circuito. A Polícia Civil está investigando, foi aberto inquérito. Vai ser realizada a perícia, mas tudo leva a crer, sim, que houve sabotagem", afirmou"Nós tivemos violação dos alambrados, encontramos material que gerasse curto-circuito. A Polícia Civil está investigando, foi aberto inquérito. Vai ser realizada a perícia, mas tudo leva a crer, sim, que houve sabotagem", afirmou
Publicidade
A Linha 9-Esmeralda vem apresentando problemas desde terça-feira, após uma falha identificada no sistema elétrico. A linha pertence à ViaMobilidade e ainda opera em via única entre as estações Morumbi e Pinheiros, em São Paulo, nesta quarta-feira (4). A concessionária pediu à polícia uma investigação por suspeita de vandalismo e registrou um boletim de ocorrência na terça (saiba mais sobre a denúncia).
Em entrevista ao Bom Dia SP nesta manhã, o presidente da divisão de mobilidade da CCR, Márcio Hannas, falou sobre a investigação.
"A gente não pode afirmar ainda que foi um ato de vandalismo. O que nós fizemos é o que nos cabe como responsabilidade, que é informar e prestar todas as informações para a polícia sobre o ocorrido de ontem. Tem as imagens, a gente registrou esse boletim de ocorrência, mas justamente para que possa ser investigado. O nosso esforço é concentrado na recuperação do sistema para a gente colocar a operação de volta o mais rápido possível nesse trecho."
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/P/z/yaA8fLQO6Xc5oWLgrbbw/sonora-tarcisio-2.jpg)
Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante visita a Itatiba (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM
Ainda conforme Hannas, o material encontrado na linha férrea não faz parte do sistema. "A gente não tem esse tipo de cabo na nossa rede aérea e em nenhuma instalação nossa ali da localidade. A única coisa é que eu não consigo afirmar que foi essa a causa do problema. Esse material foi encontrado, ele com certeza entrou em curto. Eu só não consigo afirmar que foi a causa do problema. Isso é que precisa ser investigado e aí as imagens estão sendo recolhidas, enfim, mais informações estão sendo levantadas para que possa ser devidamente apurado pela polícia", completou.
"Com certeza teve um curto entre a rede aérea, que é aquele cabo de energia que fica em cima do trem, e o trilho. Então, teve um contato entre a rede aérea e o trilho que causou esse dano que a gente enxerga nas imagens. Isso, de fato, aconteceu", finaliza.
Ainda em Itatiba, Tarcísio também falou sobre as falhas nas linhas privatizadas do Metrô, afirmou que tem acompanhado a situação e disse que a ViaMobilidade, que gere a Linha 9-Esmeralda, já foi atuada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/A/2/yP5kvGSgi5fNc00cBehA/whatsapp-image-2023-10-03-at-07.38.29.jpeg)
Estação da Linha-7, da CPTM, em Jundiaí (SP), amanheceu fechada nesta terça-feira (3) — Foto: Karina Ricca/TV TEM
"Eles têm tempo agora para apresentar suas considerações, vão ter que apresentar defesa e a gente, chegando à conclusão de que houve responsabilidade da concessionária, nós temos uma multa que pode chegar a R$ 4 milhões. Nós já aplicamos R$ 150 milhões de multas nas linhas 8 e 9. Então a gente vai agir com dureza, vamos fortalecer cada vez mais a regulação. Então existe uma responsabilidade da concessionária que está sendo apurada."
O governador alegou que falhas acontecem todos os dias, seja em linhas públicas ou privadas, mas que é preciso dar tempo para que o investimento se materialize.
"Como a concessionária assumiu essas linhas? Assumiu em uma situação de precariedade, então eu tenho tempo para o investimento se materializar, e muito dinheiro está sendo investido [...] Até o final do ano, 30 quilômetros de trilhos estão sendo substituídos. Todo o cabeamento aéreo, trens novos estão chegando. Até o final do ano, oito trenes novos estarão operando, até o final do ano que vem, 36. Ou seja: você tem um ritmo de correção que é superior àquele das vias públicas."
Greve dos servidores
Servidores da CPTM, do Metrô e da Sabesp fizeram greve na terça-feira (3) em protesto contra os planos de privatização envolvendo essas companhias. A paralisação foi encerrada às 23h59 do mesmo dia.
A decisão foi tomada em uma assembleia encerrada por volta das 21h. Veja abaixo como foi o dia:
- 2.331 trabalhadores, ou quase 79%, votaram pelo encerramento da greve
- 587 pessoas, ou 19%, votaram pela manutenção da paralisação
- 1.161 servidores, ou 39%, votaram para que a greve não seja retomada na semana que vem
- 34 pessoas se abstiveram de votar
A concessão de linhas do Metrô e da CPTM à iniciativa privada e a privatização da Sabesp são promessas de campanha do governador. Esses processos ainda estão em fase de estudo.
O governador e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) decretaram ponto facultativo nesta terça, e o rodízio de veículos foi suspenso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/q/m/oUHkZLRFyeLNzABTEUeQ/whatsapp-image-2023-10-03-at-06.42.42.jpeg)
Passageiros em frente à estação Itaim Paulista em dia de greve da CPTM e do Metrô — Foto: Paola Patriarca/g1
Ficaram totalmente paralisadas as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 15 -Prata, 10-Turquesa, 12-Safira e 13-Jade. As linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante, que são geridas pela iniciativa privada, funcionaram normalmente.
As linhas 7- Rubi (de Caieiras a Luz) e 11-Coral (de Guaianases a Luz), da CPTM, funcionaram parcialmente, assim como a linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade, que teve problema operacional às 14h e, até a última atualização desta reportagem, não havia tido a circulação normalizada.
